O lóbulo da ínsula: Parte 2 – anatomia microcirúrgica e correlação clínico-cirúrgica

Os gliomas insulares estão entre os mais tumores mais complexos para a realização de microneurocirurgia. Os sintomas dos gliomas de baixo grau são epilepsia e em alguns casos dor de cabeça e diminuição de força em dos lados do corpo. Este artigo apresenta uma das maiores casuísticas mundiais de gliomas da insula operados pelo Dr Gustavo Isolan e sua equipe.

Este estudo foi publicado na renomada revista Surgical Neurology International e na Revista Argentina de Neurocirurgia e reflete a filosofia do Prof.  Gustavo isolan e sua grande experiência na cirurgia dos gliomas da insula.

O conhecimento profundo da anatomia microcirúrgica do lobo insular é crucial para operar pacientes com tumores nessa região. Nosso propósito nessa segunda parte é correlacionar anatomia cirúrgica com casos ilustrativos de 4 cirurgias executadas em 35 pacientes com tumores da ínsula. Para esse tipo de tumor, o conhecimento de anatomia microcirúrgica é tão importante quanto o mapeamento cortical e subcortical. 

The deep knowledge of the microsurgical anatomy of the insular lobe is crucial to operate patients with tumors in this region.  Our purpose in this second part is to correlate insular surgical anatomy with illustrative cases from 4 surgeries performed on 35 patients with insular tumors.  For insular tumors, microsurgical anatomy knowledge is as important as cortical and subcortical mapping.

O lobulo da insula Parte 2 – anatomia microcirurgica e correlacao clinico-cirurgica